segunda-feira, 13 de abril de 2009

No ano passado, já não sei precisar em que dia e mês, apresentei na Associação Espírita de Lagos, um trabalho resultado de um interesse muito grande em perceber o que era exactamente a Cura Quântica.

Essa curiosidade ficou depois de ter feito um “curso” onde ouvi falar de muita coisa que já sabia e de outras que me deixaram de pé atrás e de outras ainda que desconhecia. Entre elas, a razão pela qual me desloquei à Ericeira, não tendo contudo, ficado para mim, muito claro essa coisa da “Cura Quântica”.

Depois de muita procura, tentativa de contactos com quem, julgava eu, poderia esclarecer-me, e a qual não me responderam, vim a encontrar na internet a resposta à minha “sede” de conhecimento.

A resposta que eu procurava veio através do livro “Cura Quântica”, do Dr. Deepak Chopra, médico indiano, que foi chefe de equipa do New England Memorial Hospital; Presidente-fundador da Associação Americana de Medicina Védica; Director do Maharishi Ayurveda Health Center em Lancester, Massachusetts e também Professor-assistente de Ciências Médico-sociais na Escola de Medicina da Universidade de Boston. E é também um dos idealizadores da Cura Quântica. Conferencista e escritor com várias publicações.

Excelente livro! Escrito de uma forma simples com o rigor científico de um médico.

Para perceber o que era isso de quântica e física quântica pesquisei de novo na internet (para mim é a actual Biblioteca de Alexandria). E no You Tube, com a ajuda do “Dr. Quantum”, um bonequinho simpático que explica a física quântica às crianças, pude entender a esse nível esse mundo de possibilidades.

E já tinha ouvido falar do filme “Quem somos nós?”, baseado nas ideias do Dr. Amit Goswami, físico indiano, professor de Física na Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

O resultado dessa procura resultou no trabalho apresentado na Associação Espírita de Lagos, e que agora coloco no meu blogue.

O trabalho apresentado está dividido em três partes: a primeira, o Universo onde vivemos não é único – a física quântica; a segunda, a física quântica e a espiritualidade; e por último, a cura quântica.

O texto é uma composição das informações que obtive. Algumas delas adaptadas à minha compreensão. São essencialmente frases-chave que a partir delas fui desenvolvendo a minha compreensão e o meu pensamento. Outras partes do texto são reflexões minhas.

Muito sinceramente este trabalho já não está actualizado. Tenho que o refazer porque entretanto obtive outras informações que me trouxeram outros conhecimentos, outras reflexões.

Mas por ora, publico este. A partir daqui, procurem mais, reflictam e passem a informação!


I – O UNIVERSO ONDE VIVEMOS NÃO É ÚNICO

Em 1920 os cientistas tentaram dar sentido a uma desconfortável descoberta.

Quando tentaram demarcar a exacta localização de partículas atómicas como o electrão, descobriram ser totalmente impossível.

As partículas realmente têm a possibilidade de alguma forma, estarem em mais de um lugar ao mesmo tempo.

A única explicação que poderiam reter era a de que as partículas não existem apenas no nosso Universo.

Elas migram para a existência em outros Universos também, e existem um número infinito destes Universos paralelos, todos eles ligeiramente diferentes.

Essencialmente, todas as possibilidades podem acontecer em um desses Universos alternativos o que significa que sobreposto ao Universo que conhecemos está um Universo alternativo.

Em 1980 deu-se mais uma revolução na física.

Uma das ideias era a mais revolucionária de todas. Tinha a ver com cordas.

Ela teve início quando os físicos declararam que a matéria é feita a partir de partículas. Durante anos acreditou-se que toda a matéria no Universo era constituída por partículas minúsculas e invisíveis.

Os físicos descobriram que estavam a estudar as partículas de modo errado.

As partículas eram na verdade cordas minúsculas e invisíveis.

A teoria foi chamada de Teoria das Cordas.

Dizem os cientistas: Você pode pensar nelas (nas cordas) como a corda de um violino ou de violão.

Se você puxá-la de um modo você obtém uma certa frequência, mas se puxá-la de outra forma pode-se obter mais frequências nessa corda e na verdade você tem diferentes notas.

A Natureza é feita de todas estas pequenas notas, as notas musicais, que são tocadas nestas super cordas.

De repente percebemos que o Universo é uma sinfonia e as leis da física são harmonias de uma super corda.

Depois de muitos estudos, pesquisas e controvérsias, os cientistas de repente em todo o mundo, acotovelavam-se sobre a 11ª. Dimensão, tentando resolver velhos problemas e, de todas as vezes parecia que a explicação perfeita era outro Universo paralelo.

Em todo o lugar que procuravam pareciam encontrar cada vez mais. Em cada canto da 11ª. Dimensão os Universos paralelos emergiam.

O último entendimento do multi-universo, é que possa haver um infinito número de Universos cada um com diferentes leis físicas.

O nosso Universo co-existe com outras membranas, outros Universos que também estão no processo de expansão.

O nosso Universo poderia ser apenas uma bolha flutuando num oceano de outras bolhas…

HÁ MUITAS MORADAS EM CASA DO MEU PAI

Há uns anos atrás, mais precisamente em 1994, numa ida à Biblioteca, houve um livro que chamou por mim: Moradas, escrito por Teresa d’Ávila. Um livro interessantíssimo!

Se calhar, para algumas pessoas, não muito fácil de entender por ser escrito numa linguagem simbólica, muito mística.

A finalizar o livro, a autora diz o seguinte: “Só tratei de sete moradas, mas cada uma contém muitas outras – em baixo e em cima e dos lados – com lindos jardins, fontes e labirintos, coisas tão deleitosas que desejareis desfazer-vos em louvores do grande Deus que criou este castelo à sua imagem e semelhança”.

Esta frase sempre me ficou registada na minha mente. Sempre a achei interessantíssima. Entendi que se referi a várias dimensões de vida. Mas depois desta pesquisa que fiz e depois de perceber a física quântica e as possibilidades que oferece e da descoberta feita pelos cientistas, então, esta afirmação de Teresa d’Ávila, escrita em 1577, fez todo sentido.

Esta mulher, de uma sensibilidade mediúnica extraordinária, no século XVI já se referia a universos paralelos. O seu livro é de tal forma maravilhoso, que se entende e lê em várias dimensões.

Mas, muito antes dela, Jesus, já afirmava que, em casa do Pai havia muitas moradas.

A ciência aproxima-se a passos largos de Deus. E se já hoje não são os religiosos que estão próximos de Deus, mas sim os físicos e os biólogos, amanhã, ciência e Deus estarão mais próximos do que nunca. Se é que alguma vez estiveram afastados!
II – FÍSICA QUÂNTICA E ESPIRITUALIDADE

A física quântica é um ramo da ciência que estuda partículas atómicas e subatómicas e que, segundo Amit Goswami, professor de Física da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, pode ser útil na busca da felicidade.

Goswami propõe a integração entre a ciência e a espiritualidade. As suas ideias inspiraram o filme – Quem somos nós? E neste filme fala-se da possibilidade de alterar a realidade com o pensamento.

Goswami considera-se um “activista quântico”. E segundo ele, ser-se um activista quântico é utilizar os conhecimentos da física quântica para transformar a vida, a realidade e o mundo à sua volta.

A física quântica é a ciência das possibilidades.

Ao nível subatómico existem partículas chamadas protões, electrões, neutrões, e outros …

Quando um electrão muda (pula) para uma órbita menor, ele dispensa uma quantidade de energia chamada de quantum. Quando pula para uma órbita mais externa ele capta uma quantidade de energia.

E quando o electrão salta de uma órbita para outra, chama-se de salto quântico.

Quando nós tomamos contacto com estes princípios, ficamos atentos às possibilidades que existem à nossa volta e também às escolhas que essas possibilidades oferecem.

Diz Goswami, que as pessoas tornam-se, então, livres e criativas com a sua vida. E que também passamos a acreditar que podemos promover mudanças no nosso destino.

Segundo ele, esta nova postura é fundamental para ampliar a espiritualidade e fazer com que deixemos de valorizar apenas o que há de material à nossa volta.

Quando nós percebemos que existem possibilidades, deixamos de estar prisioneiras das circunstâncias. E também paramos de tentar exercer controlo da situação (cenas de controlo). Passamos a não definir as coisas antes dos acontecimentos.

E é a partir daí, que nós conquistamos o verdadeiro controlo sobre as nossas vidas, porque estamos a fazer escolhas, e não a tentar impor-nos escolhas.

Goswami também nos fala da consciência quântica. E diz ele que a consciência quântica é a percepção de que tudo está interligado. Que as coisas se relacionam entre si o tempo inteiro e que todos fazem parte desse mesmo “todo” e que a interacção é constante.
III – CURA QUÂNTICA

Pela “mão” do Dr. Chopra e da sua equipa, nos últimos anos surgiu uma abordagem da medicina, na qual a mente, a consciência e a inteligência ocupam papéis importantes.

A cura é viva, complexa, holística.

No Ayurveda, o requisito mais importante para a cura de qualquer desordem orgânica é um nível profundo e completo de relaxamento. Se alguém deseja restaurar a capacidade de cura do próprio organismo, é necessário que faça tudo para readquirir o equilíbrio.

Os pacientes bem-sucedidos aprenderam a motivar a própria cura e conseguiram, nos casos mais felizes, ir além. Descobriram o segredo da cura quântica. São os génios da união entre a mente e o corpo.

A cura quântica afasta-se dos métodos da alta tecnologia e penetra nos meandros mais profundos do sistema mente-corpo. É nesse núcleo que ela se inicia.

A mente influencia o corpo e pode levar à saúde ou à doença. Pessoas doentes ou saudáveis vivem em diferentes estados mentais.

As células humanas evoluíram até um estágio notável de inteligência.

O corpo tem uma mente própria.

A cada pensamento, a mente consegue mover átomos de hidrogénio, carbono, oxigénio e outras partículas das células cerebrais.

A mente e o corpo são como universos paralelos. Tudo o que acontece no universo mental necessariamente deixa sinais no físico.

Não vemos nossos corpos como pensamentos projectados, porque muitas mudanças físicas que eles causam são imperceptíveis. Elas envolvem alterações mínimas da química celular, da temperatura do corpo, da carga eléctrica, da pressão sanguínea e assim por diante – e nada disso é registado pela nossa observação. No entanto, podemos ter a certeza de que o nosso corpo é suficientemente fluido para espelhar qualquer evento mental. Nada se move sem movimentar o todo.

As últimas descobertas da neurobiologia reforçaram ainda mais a ideia dos universos paralelos da mente e do corpo.

Cada célula fala tão fluentemente quanto nós.

No nosso corpo, as perguntas e respostas prosseguem sem fim. Apenas uma pequena glândula, como a tiróide, tem tanto a dizer ao cérebro e às suas companheiras, as glândulas endócrinas, e através delas a todo o corpo, que essa cascata de conversas influencia dezenas de funções vitais como o crescimento, o índice metabólico e muito mais. A rapidez do nosso pensamento, a nossa estrutura, o tamanho dos nossos olhos, por exemplo, dependem em parte do conselho da tiróide.

Portanto, podemos concluir com segurança que a mente não fica confinada ao cérebro como numa divisão precisa, que serve a nossa conveniência. A mente projecta-se a qualquer ponto do universo interior.

Antes, a ciência declarava que somos máquinas físicas que, de alguma forma, aprenderam a pensar. Agora, desponta a ideia de que somos pensamentos que aprenderam a criar uma máquina física.

A memória de uma célula é capaz de viver mais tempo que a própria célula.

E em relação aos vícios, (…) parece que a memória das células é que se vicia com a substância que provoca o hábito e ela continua criando células distorcidas que reflectem sua fraqueza. Por outras palavras, um vício é uma memória distorcida.

A inteligência é livre para ir aonde desejar, mesmo até onde as moléculas não conseguem.

A inteligência tem muitas propriedades quânticas.

O DNA está constantemente a transferir mensagens do mundo quântico para o nosso, ligando novas partículas de inteligência e novas partículas de matéria.

No nível quântico, matéria e energia tornam-se algo que não é matéria nem energia.

Cada célula é um pequeno ser sensitivo. Esteja no fígado, no coração ou no rim, ela “sabe” tudo o que você sabe, mas à sua maneira.

(…) No instante em que a memória da saúde voltou, trouxe-lhe poder suficiente para durar uma vida inteira.


O corpo é criado pela consciência. A cura não é um processo físico, mas mental.

Conhecei a Verdade e a Verdade vos libertará …
Jesus de Nazaré

Nenhum comentário: