sábado, 30 de maio de 2009

O LIVRO DA CURA - da medicação à meditação

Excertos da obra de Osho "O Livro da Cura - da medicação à meditação.


Osho nasceu na Índia, em 1931. Foi um aluno sobredotado e, de 1958 a 1966, foi professor catedrático de Filosofia na Universidade de Jabalpur.


Osho foi descrito pelo Dalai Lama como um mestre iluminado, e pelo médico e escritor Deepack Chopra como uma ajuda preciosa para todos aqueles que desejam conhecer melhor o potencial humano.

***

"A medicina trata as doenças no homem muito superficalmente. A meditação trata o homem a partir do seu interior. Por outras palavras, pode ser dito que a medicina procura tornar a pessoa saudável a partir de fora. A meditação tenta manter o ser interior de uma pessoa saudável."

***

"A ciência médica ficará completa no dia que entender o lado interior do homem e começar a trabalhar com ele também, porque, de acordo com o meu entendimento, esta pessoa sem-paz (doente) que está sentada dentro de nós cria mil e uma doenças ao nível do corpo exterior."

***

"Alguns tipos de doenças não podem ser curadas pela alopatia. Para estas doenças que se originam na interioridade do homem e viajam para o seu exterior, a alopatia é inútil. Para auelas doenças que começam no exterior e se movem em direcção ao interior, a alopatia é muito bem sucedida. Aquelas doenças que atingem o lado externo a partir de dentro não são doenças corporais absolutamente. Apenas se manifestam no nível corporal. O seu nível de origem é sempre psíquico, ou ainda mais profundo - espiritual."

***

"(...), a meditação é um tratamento que se expande de dentro para fora. (...), o primeiro significado da meditação é a consciência de si mesmo. (...), a meditação básica é começarmos a estar conscientes dos nossos corpos e de nós mesmos. E se esta consciência puder aumentar, então o medo da morte desaparecerá."

***

"A meditação é a realização desta imortalidade, de que aquilo que está dentro de mim nunca morre. Somente morre aquilo que está no exterior."

***

"Meditação a partir do interior e medicação para o exterior; assim pode tornar a ciência médica uma ciência completa."

***

"Meditação e medicina são dois pólos da mesma ciência (...)."

***

"No dia em que os hospitais aceitarem o homem como um todo, como uma totalidade, e então tratá-lo como tal, será um dia de júbilo para a humanidade."


O Livro da Cura - da medicação à meditação

Autor: Osho

Editora: Pergaminho

3 comentários:

Maria Souza disse...

Oi Amiga
O que é feito de ti?
Deu-me saudades e vim visitar este teu cantinho que está muito infomativo e lindo.
Parabéns.
Reikisses
Maria Souza

rosiya disse...

Adorei este "espacinho" tão querido e esclarecedor. Lindo, vamos continuar? Parabéns Rosa

Oxumarê Brésil 31 disse...

tem alguém ai?