terça-feira, 5 de maio de 2009

PEDAGOGIA WALDORF



RUDOLF STEINER - Dados Biográficos

Rudolf Steiner – nasceu em 27 de Fevereiro de 1861, em Karljevec (Áustria). Apesar do seu interesse humanístico, despertado ainda na infância por uma sensibilidade para assuntos espirituais, cumpriu em Viena, a conselho do pai, os estudos superiores de ciências exactas.

Após alguns anos em Berlim como redactor literário, passou a dedicar-se a uma intensa actividade de conferencista e escritor, no intuito de expor e divulgar os resultados das suas pesquisas científico-espirituais, de início no âmbito da Sociedade Teosófica e mais tarde da Sociedade Antroposófica, fundada por ele.

Em Dornach (Suíça), Steiner construiu em madeira o Goetheanum, sede da Sociedade (e mais tarde também da Escola Superior Livre de Ciência Espiritual), destruído em Dezembro de 1922 por um incêndio e posteriormente pelo actual edifício em cimento.

Faleceu em Dornach em 1925, deixando extraordinárias contribuições.

ORIGEM da Pedagogia

Em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, RUDOLF STEINER – filósofo, cientista e artista austríaco – foi convidado por Emil Molt, o proprietário da Fábrica de cigarros Waldorf-Astoria, para uma série de palestras para trabalhadores da sua fábrica.

Como resultado, os trabalhadores pediram a Steiner que fundasse e dirigisse uma Escola para os seus filhos. Emil Molt, apoiou, financiou e concretizou a ideia. Steiner concordou, mas colocou 4 condições.

1ª – A Escola seria aberta, indistintamente, para todas as crianças;
2ª – A Escola fosse co-educacional;

3ª – Deveria também ser uma escola com um currículo unificado de 12 anos;
4ª – Os professores da Escola fossem também os dirigentes e administradores da mesma.

PEDAGOGIA Waldorf

A Educação Waldorf tem as suas bases na Antroposofia – palavra de origem grega que significa conhecimento do ser humano (é uma filosofia que surgiu no contexto do movimento teosófico de Helena Blavatsky.

Uma das principais características da pedagogia é o embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano, criado pelo próprio Steiner, que leva em conta as diferentes características das crianças e jovens, segundo a idade aproximada.

Um mesmo assunto é abordado várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão da criança.

A pedagogia actua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do/a aluno/a, incentivando o querer (agir) por meio da actividade corpórea das crianças em quase todas as aulas.

O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas actividades artesanais específicas para cada idade.

O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos – no início da escolaridade –, até o pensar abstracto rigorosamente científico do ensino médio.

Uma das características marcantes da Pedagogia Waldorf é o facto de não se exigir ou cultivar precocemente, o pensamento abstracto (intelectual).

Objectiva-se que as aulas sejam um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam e saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo, com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento.

Entende-se que o jovem, cada vez mais, precisa ser articulado e capaz de se comunicar claramente, tanto se abrindo para o que os outros têm a dizer como encontrando a melhor forma para expressar os seus pensamentos ao mundo.

A Pedagogia Waldorf, segundo os seus adeptos, permanece revolucionária até aos dias de hoje.

(Fotografia e texto construído a partir de informações retiradas da net)

Um comentário:

Maria Souza disse...

"O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas actividades artesanais específicas para cada idade." e eu acrescentaria que:- o sentir a música é para as crianças algo maravilhoso que encanta os seus sentidos ávidos de som e rítmo. A magia dos sons impressiona-as e a audição é um prazer misterioso que as deleita.

Bjokas reikianas
Maria Souza